Cuba: cara ou coroa?




CARA

No início do século passado Cuba era liderada por um governo autoritário norte americano. Esse governo impunha severas medidas à população, além disso, Cuba era obrigada a servir cerca de 117 quilômetros quadrados de seu território para os Estados Unidos.Cuba vivia sobre fortes políticas ditatoriais como o de Gerardo Machado,que governou até 1933,e o de Fulgência Batista, que foi de 1933 a1958.Na década de 50 , entretanto, a oposição da ditadura crescia sem parar , com o surgimento de movimentos guerrilheiros liderados por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara.Em 1958 esse guerrilheiros conseguiram alcançar o poder e derrubar uma ditadura que se estendia por mais se 50 anos.A política de mudanças imposta pelos revolucionários em Cuba, logo esbarrou no imperialismo norte americano.A realização de reformas agrárias e a nacionalização de refinarias de açúcar – a maioria pertencente aos Estados Unidos.Essa medidas não agradou nem um pouco os norte americanos “capitalistas por natuzera”.Novos ventos sopravam para Cuba, e Fidel aliou-se ao bloco socialista liderado pela extinta União Soviética. Nessa nova forma de governo o Estado fornece de modo igual o que a população precisava para sobreviver (alimentos, produtos de higiene etc.) assim não havia nenhuma forma de luxuria entre ha população. Com sua política socialista Fidel, conseguiu índices invejáveis em Cuba, implantou uma educação de boa qualidade conseqüentemente alcançou erradicação do analfabetismo no país. Fidel aplicou em Cuba o termo de igualdade salarial, ou seja, toda a população recebe salários iguais, tanto um médico quanto um professor recebem os mesmos salários. No plano de saúde todos os serviços são gratuitos, o que fez com eu Cuba tivesse e melhor sistema de saúde do planeta e baixíssimos números na taxa de mortalidade chegando a ser, a segunda menor taxa de mortalidade nas Américas. Em Cuba 85% das famílias são donas de suas próprias casas - portanto não pagam aluguel - e os 15% restante pagam de aluguel 1 ou 2 dólares mensais.Com sua política nacionalista, Fidel trouxe um período de grande prosperidade para Cuba o que poderíamos chamar “pax cubana”.




COROA




Durante boa parte do século XX Cuba parecia mais um parque de diversões. Americanos e turistas de todo o mundo iam passar férias em Cuba. Os norte-americanos eram os donos do pedaço, estavam sempre presente em cassinos de luxo, hotéis 5 estrelas e casas noturnas, literalmente Cuba era um filhote do imperialismo americano.
Enquanto os americanos desfrutavam da ilha de férias, os nativos cubanos passavam extrema necessidade e pobreza. Viver no auge da guerra fria e ainda sofrer de uma ditadura que se beneficiava da exploração dos cubanos não era fácil.
Mas em meio dessa grande conturbação, havia esperança. Um grupo de guerrilheiros liderado por Fidel Castro, Raul Castro e Che Guevara tinha como objetivo libertar os cubanos do imperialismo capitalista e derrubar o governo de Fugêncio Batista. Depois de intensas batalhas e após 6 anos de sua formação, a guerrilha consegue invadir Havana e tomar o poder.
Parecia que uma esperança tinha nascido, e de fato nasceu.
Fidel toma o poder e começou a fazer uma série reestruturações em Cuba, a fim de libertar as maldições capitalistas. De inicio Cuba se tornou uma republica extremamente nacionalista, mas com sérios problemas econômicos e pressões políticas foi obrigada a aceitar a proposta da antiga URSS.
Enfim Cuba se torna Socialista, mas não por vontade própria, mas sim por pressões e necessidades econômicas.
Ao longo da história é possível notar que Fidel não foi o anjo dos cubanos e nem o senhor da libertação. Ele implantou uma ditadura em que ele era o único no poder, exigindo que a população cubana vivesse aos berços dele.
Em Cuba, só se pode ler um livro se o governo deixar, além disso, tudo é repartido para todos em partes iguais.
A economia planificada de cuba é ineficiente, e a maior parte do dinheiro que entra em Cuba provém do turismo.
Nenhum cubano pode sair do país, só com autorização do governo.
Os pequenos cubanos são manipulados desde criança na escola, onde todos os livros são controlados pelo governo.
Não há liberdade de expressão, pois esse governo é extremamente autoritário.
Há diversos vazamentos nos encanamentos cubanos, uma vez que a política de infra-estrutura é incapaz de conter os vazamentos.
Há igualdade apenas para as pessoas mais simples, pois nos mais altos cargos com mais rentabilidade estão no governo, além disso, Fidel é um dos homens mais ricos do mundo.

O socialismo de fachada e o grande teor de manipulação conduziram Cuba nessas últimas décadas, onde não e possível saber quando realmente o povo cubano se livrará do autoritarismo imposto pelos farsantes.





Escolha, discuta e forme a sua opinião!
Obrigado!

0 comentários:

 
Template design by Menezes || Blogger Buster