O Enem vem aí... está preparado?




Vem aí o Enem 2009, nos dias 3 e 4 de Outubro, das 12:30 ás 15:30 no Sabado dia 3, e das 12:30 ás 18:30 no Domingo, e o essêncial dessa prova será exclusivamente o raciocínio. Dessa forma, não se deve fazer perguntas do tipo "O que cai no Enem?" ja que a preocupação do estudante deverá ser em como os assuntos serão abordados e que tipo de análises serão exigidas.


Mas é possível se preparar para essa avaliação? Claro que sim, praticando a leitura em textos coloquiais e formais, quadrinhos, diagramas e gráficos etc; mantendo-se atualizado através dos meios de comunicação; praticando a escrita, e elaborando redações.


Estar "antenado" sobre os assuntos do momento, como questões relativas pro exemplo ao aquecimento global, à futura escassez de água, à demanda por formas alternativas de energia, é uma ótima alternativa. Há outros assuntos que podem render temas para a redação como a relação entre esporte, educação e transformação social, educação e violência, o capitalismo e sua influência na economia etc. Mas "estar por dentro" desses assuntos não garante sucesso se quem fizer a prova não souber como lidar com esses conhecimentos e assimresolver problemas com a coerência que a prova necessita.


Como é uma prova que privilegia leitura, os principais erros cometidos pelos participantes são a falta de atenção e compreensão adequadas das propostas das questões. Por isso, não tenha medo e nem pressa de ler para que você assim possa compreenda e ter maiores chances de sucesso.


Com relação à véspera da prova, procure seguir seu ritmo normal, sem cometer excessos. Não invente nem tente seguir "receitas milagrosas" para melhorar seu rendimento na prova. Durma bem, acorde cedo, alimente-se adequadamente antes de sair de casa. Saia com antecedência para chegar dentro do horário e suprimir fatores adicionais de estresse. Ao iniciar a prova, concentre-se na leitura, tenha calma e paciência. E aproveite todo o tempo disponível para fazê-la. Não tenha pressa em sair da sala e não se preocupe com os colegas ao lado. Nessa prova eles não são seus concorrentes. A batalha é sua e por você mesmo. É uma questão de superação pessoal. Boa sorte e boa prova!


Resta uma duvida apenas de minha parte, quando e onde serão divulgados os locais em que cada um fará sua prova? Quem souber responde aí nos comentários valeu? ^^


(Breve serão postadas 'analises' do Colunista sr. Kelvin. aguarde)

0 comentários:

 
Template design by Menezes || Blogger Buster